Chama-se Salt Control, pesa 328 gramas e mede 18 centímetros de comprimento, 8,30 de largura e 12 de altura. É um saleiro inteligente, criado por investigadores da Universidade do Porto, que calcula em poucos segundos a quantidade de sal recomendada para fazer refeições. As doses foram estabelecidas de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Salt Control é um equipamento desenvolvido pelo projeto iMC SALT, que contou com 233 mil euros de fundos comunitários. Segundo jornal “Público”, os investigadores já pediram a patente deste pequeno saleiro e o objetivo é que seja vendido ao público a partir de 2023, depois de ser testado em famílias.
O protótipo tem quatro botões dispensadores que colocam numa pequena gaveta a quantidade de sal recomendada para uma pessoa ou para a família. Assim tem a dose certa, sem mais, nem menos gramas.
“Este equipamento ajuda porque já tem as doses previamente definidas. A pessoa seleciona o botão correspondente ao número de elementos da família para a qual vai confeccionar a refeição”, explicou Carla Gonçalves, investigadora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, ao “Público”.
Durante dois meses, haverá 260 famílias a testar este saleiro em casa para que depois possa entrar no mercado. “Será uma mais-valia na prevenção do desenvolvimento de doenças, bem como é também uma mais-valia para os pacientes que sofrem de hipertensão”, continuou Carla Gonçalves.
2019-08-04 15:34:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiWmh0dHBzOi8vbml0LnB0L2ZpdC9zYXVkZS9zYWxlaXJvLWludGVsaWdlbnRlLWNyaWFkby1wb3J0dWd1ZXNlcy1zby1kYS1kb3NlLXNhbC1yZWNvbWVuZGFkYdIBAA?oc=5
No comments:
Post a Comment