Pages

Monday, December 30, 2019

Açores em alerta para o ano novo com chuva e ventos fortes, Madeira com tempo quente - RTP

Açores em alerta para o ano novo com chuva e ventos fortes, Madeira com tempo quente - RTP

Nos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê condições de grande instabilidade, nas ilhas do grupo ocidental do arquipélago, afetando as Flores e também o Corvo, onde o Presidente da República vai estar para a passagem de ano.  
 
Em comunicado divulgado no domingo, o IPMA disse que está previsto para terça-feira muita nebulosidade e períodos de chuva, com o vento a poder chegar até 100 quilómetros por hora no grupo ocidental.  
 
Marcelo Rebelo de Sousa já confirmou a presença na ilha açoriana, apesar das condições adversas do tempo previstas para o Corvo.
 
"Neste momento não há nenhuma alteração de planos, mantendo-se o programa conforme previsto", afirmou fonte da Presidência da República à Agência Lusa na terça-feira.
 
Além do grupo ocidental, o IPMA prevê que, nos grupos Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) e Oriental (Santa Maria e São Miguel), o céu vai apresentar-se na terça-feira com abertas, com a ocorrência de aguaceiros e vento moderado a fresco.
 

Na quarta-feira, primeiro dia do ano 2020, a superfície frontal fria atravessará toda a região, provocando precipitação em todas as ilhas e vento a soprar fresco com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo que as temperaturas mínimas irão variar entre 12 e 15 graus centígrados, devendo as máximas situar-se entre 17 e 19 graus, indicou o IPMA. 

Tempo quente na Madeira

Já na Madeira regista-se a situação oposta. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um aviso amarelo para o tempo quente que vigora desde as 12h00 de domingo até às 21h00 desta segunda-feira.
 
Durante o dia de domingo foram registados vários incêndios em zonas de floresta e mato. Várias corporações de bombeiros estiveram envolvidas no combate a incêndios em diversos pontos da ilha.  

 

Elementos dos Bombeiros da Calheta, da Ribeira Brava e Ponta do Sol, de Câmara de Lobos (zona oeste da Madeira), de Santana (norte) e de Santa Cruz (zona leste) combateram fogos durante o dia, sobretudo em áreas de floresta e mato.

Na Calheta, uma queimada não autorizada ficou descontrolada e propagou-se a uma casa devoluta, situação que motivou a intervenção das autoridades policiais, que identificaram o responsável pelo fogo.

Hoje espera-se que as temperaturas possam ultrapassar os 25 graus.

c/ Lusa

Let's block ads! (Why?)



2019-12-30 09:54:38Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMifWh0dHBzOi8vd3d3LnJ0cC5wdC9ub3RpY2lhcy9wYWlzL2Fjb3Jlcy1lbS1hbGVydGEtcGFyYS1vLWFuby1ub3ZvLWNvbS1jaHV2YS1lLXZlbnRvcy1mb3J0ZXMtbWFkZWlyYS1jb20tdGVtcG8tcXVlbnRlX24xMTk0OTIy0gEA?oc=5

Leia o próximo >>>>


No comments:

Post a Comment