O Reino Unido e a União Europeia alcançaram um acordo para a saída de Londres do bloco económico. A notícia foi dada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e por Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, na rede social Twitter. O ainda presidente da Comissão Europeia fala de “um acordo justo e equilibrado para a UE e para o Reino Unido” e recomenda aos líderes europeus que votem favoravelmente o documento.
Na missiva enviada ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, Jean-Claude Juncker diz, citado pelo The Guardian, que “no que diz respeito ao acordo de saída propriamente dito, as negociações focaram-se no protocolo Irlanda/Norte da Irlanda [ou seja, o chamado backstop] e procuramos identificar uma solução que fosse mutuamente satisfatória para abordar as circunstâncias específicas da ilha da Irlanda”.
🇪🇺🤝🇬🇧 Where there is a will, there is a #deal – we have one! It’s a fair and balanced agreement for the EU and the UK and it is testament to our commitment to find solutions. I recommend that #EUCO endorses this deal. pic.twitter.com/7AfKyCZ6k9
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) October 17, 2019
We’ve got a great new deal that takes back control — now Parliament should get Brexit done on Saturday so we can move on to other priorities like the cost of living, the NHS, violent crime and our environment #GetBrexitDone #TakeBackControl
— Boris Johnson (@BorisJohnson) October 17, 2019
“Os negociadores debateram a declaração política que estabelece o enquadramento para relação futura entre a União Europeia e o Reino Unido. O seu objetivo era ajustar a declaração política de uma forma que reflete o diferente nível de ambição procurado agora pelo governo do Reino Unido para a futura relação do país com a União Europeia”.
Parlamento britânico ainda tem de aprovar
O Conselho Europeu reúne-se a partir desta quinta-feira à tarde em Bruxelas. O acordo agora alcançado entre Londres e Bruxelas para a saída do Reino Unido do bloco económico tem de ser aprovado pelos líderes europeus. E no próximo sábado pelo parlamento britânico. Para que o documento tenha luz verde da Câmara dos Comuns no fim-de-semana, Boris Johnson tem de conseguir assegurar o apoio de uma maioria dos membros do parlamento. Sendo que o primeiro-ministro britânico perdeu algum apoio desde o verão.
O apoio do Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP) é por isso fundamental para que o documento seja aprovado no parlamento. Esta manhã, o DUP disse que “tal como estão as coisas” não pode aceitar o pacto que Londres está a negociar com a União Europeia.
(Notícia em atualização)
2019-10-17 09:48:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiT2h0dHBzOi8vd3d3LmRpbmhlaXJvdml2by5wdC9lY29ub21pYS9icmV4aXQtbG9uZHJlcy1lLWJydXhlbGFzLWNoZWdhbS1hLWFjb3Jkby_SAVVodHRwczovL3d3dy5kaW5oZWlyb3Zpdm8ucHQvZWNvbm9taWEvYnJleGl0LWxvbmRyZXMtZS1icnV4ZWxhcy1jaGVnYW0tYS1hY29yZG8vP2FtcD0x?oc=5
No comments:
Post a Comment