Pages

Friday, December 20, 2019

Depressão "Elsa" causou dois mortos, um desaparecido e 70 desalojados - Jornal de Notícias

Depressão "Elsa" causou dois mortos, um desaparecido e 70 desalojados - Jornal de Notícias

Mais de 6200 ocorrências foram registadas em Portugal continental na sequência do mau tempo, que provocou até ao início da manhã 70 desalojados, dois mortos e um desaparecido.

Num balanço feito à agência Lusa cerca das 9 horas, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que foram registadas 6237 ocorrências desde quarta-feira, com os distritos do Porto, Viseu e Lisboa a serem os mais afetados pelo mau tempo provocado pela passagem da depressão Elsa.

O responsável destacou como ocorrências principais as quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas. Foram ainda ativados o plano municipal de emergência da Mealhada e o plano distrital especial de cheias de Coimbra.

Entre a meia-noite e as 7 horas a proteção civil registou 353 ocorrências. "Há um ligeiro desagravamento, porém as ocorrências irão aumentar durante o dia pois naquelas estradas onde as quedas de árvores não afetaram ninguém, de manhã, quando as pessoas começarem a sair de casa, vão encontrar obstruções", afirmou Paulo Santos.

O acumular de águas nas bacias hidrográficas, após vários dias de chuva intensa, está a causar inundações em vários pontos do país. Destaque para as zonas ribeirinhas e Porto e Gaia, mas também em Amarante, no distrito do Porto, Águeda, em Aveiro ou Mirandela, no distrito de Bragança.

O Tâmega não fez só prejuízos em Amarante. Em Chaves, a montante, subiu mais de três metros acima do caudal normal, inundando uma área "bastante significativa" e condicionando o trânsito automóvel em vários pontos da cidade.

Em Mirandela, a subida do rio Tua alagou algumas casas e as zonas ribeirinhas da cidade. Há vários carros parcialmente submersos. Ainda em Trás-os-Montes, um pouco a sul, o Vale da Vilariça, a grande horta do norte do país, ficou alagada. Agricultores perderam as culturas de Natal e queixa-se da má gestão das barragesn da EDP, reclamando milhares de euros de prejuízo.

As corporações de Bombeiros do Alto Minho, principalmente as das zonas ribeirinhas dos rios Minho, Lima e Vez, estão em alerta por causa da eventual subida dos nível das águas nas próximas horas. Em Arcos de Valdevez e Monção, os rios estão, segundo os Comandantes das corporações locais, já a acusar a chuva intensa dos últimos dias e a ameaçar transbordar para zonas edificadas.

Das primeiras 36 horas de efeitos da depressão Elsa fica um balanço com dois mortos e um desaparecido. Uma árvore de grande porte caiu, quinta-feira à tarde, sobre um pesado de mercadorias na Estrada Nacional 10, nas Taipadas, Montijo, e causou a morte ao condutor, um homem de 50 anos. Ao que o JN apurou, o camião de transporte de ração, com matrícula espanhola, seguia no sentido Pegões-Infantado, quando um pinheiro na berma do sentido inverso caiu sobre a cabine, esmagando-a por completo.

Em Codeçais, Castro Daire, um homem morreu depois de a casa onde estava ter desabado. Um homem de 50 anos está também desaparecido no mesmo concelho. As autoridades acreditam que poderá estar soterrado após um aluimento de terras.

A depressão "Elsa" também chegou a Espanha e fez duas vítimas mortais, uma nas Astúrias e outra na Galiza.

O mau tempo provocou "milhares de avarias" na rede elétrica da região Norte, confirmou a EDP Distribuição, que registou mais ocorrências nos concelhos de Amarante, Braga, Guimarães, Esposende e Barcelos. Em Joane, Vila Nova de Famalicão, pelo menos seis postes de iluminação dobraram com a força do vento.

Esta manhã, segundo a EDP, 117 linhas de média e alta tensão estavam ainda fora de serviço. Na região centro, os concelhos mais afetados são Cantenhede, São Pedro do Sul, Tondela, Viseu e Aguiar da Beira.

A chuva intensa causou inundações em várias avenidas estruturantes da cidade de Braga, entupindo o trânsito por completo.

Em Guimarães, a ribeira de Couros, o curso de água que passa na parte baixa da cidade, transbordou. No mesmo concelho, a queda dos suportes das iluminações de Natal cortou a circulação rodoviária na Alameda de São Dâmaso, no centro da cidade, enquanto um telhado voou na localidade de Ponte.

A estação ferroviária da Trofa ficou inundada devido à acumulação de água. Alguns utentes que saíram dos comboios foram surpreendidos com a água na plataforma inferior. Os que se têm aventurado a passar têm de enfrentar um nível de água quase pelos joelhos. Cerca de 50 pessoas foram retiradas pelos bombeiros, com a ajuda de uma moto 4 cedida pela Câmara.

Em Leça da Palmeira, as ruas Pinto Araújo e Óscar da Silva ficaram completamente inundadas. O fenómeno não é novo. Em novembro, a população entregou à Câmara de Matosinhos um abaixo-assinado com 100 assinaturas pedindo uma solução para o problema das inundações na zona.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem, esta sexta-feira, sob aviso laranja (o segundo mais grave) doze distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima.

Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte, entre as 12 e as 15 horas nos dois primeiros casos e entre as 12 e as 18 horas no caso de Portalegre.

O IPMA alertou também para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal no sábado, explicando que o Norte e o Centro serão as zonas do país mais afetadas, estando previstos intensos períodos de chuva e fortes rajadas de vento.

A nota do instituto refere ainda que haverá "vento forte de sudoeste", prevendo-se que as rajadas atinjam valores de 90 quilómetros por hora no litoral norte e centro e 120 quilómetros por hora nas terras altas.

"A agitação marítima associada ao Fabien irá também fazer-se sentir na costa ocidental, em especial no litoral norte", acrescenta.

Contudo, prevê-se que os efeitos da depressão Fabien não apresentem em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, "em particular em termos de vento e com mais significado em termos de precipitação".

O IPMA prevê uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

Let's block ads! (Why?)



2019-12-20 11:18:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiamh0dHBzOi8vd3d3LmpuLnB0L25hY2lvbmFsL2RlcHJlc3Nhby1lbHNhLWNhdXNvdS1kb2lzLW1vcnRvcy11bS1kZXNwYXJlY2lkby1lLTcwLWRlc2Fsb2phZG9zLTExNjQwMTQxLmh0bWzSAW5odHRwczovL3d3dy5qbi5wdC9uYWNpb25hbC9hbXAvZGVwcmVzc2FvLWVsc2EtY2F1c291LWRvaXMtbW9ydG9zLXVtLWRlc3BhcmVjaWRvLWUtNzAtZGVzYWxvamFkb3MtMTE2NDAxNDEuaHRtbA?oc=5

Leia o próximo >>>>


No comments:

Post a Comment