Pages

Monday, December 9, 2019

Vulcão entra em erupção na Nova Zelândia faz cinco mortos e vários feridos - PÚBLICO

Vulcão entra em erupção na Nova Zelândia faz cinco mortos e vários feridos - PÚBLICO

Um vulcão entrou em erupção na Nova Zelândia e causou cinco mortos e vários feridos nesta segunda-feira, avançou a polícia neozelandesa, citada pela BBC e pela Reuters. Ao todo, podem ser até 20 pessoas feridas e há ainda desaparecidos. O vulcão da ilha Branca (também conhecido como Whakaari) é um dos mais activos do país.

Um grupo de turistas foi visto a aproximar-se da cratera do vulcão pouco tempo antes da erupção, relata a BBC. A polícia diz que 23 pessoas foram resgatadas, mas que é “provável” que o número de mortos venha a aumentar. A erupção começou por volta das 14h locais (1h em Portugal) e provocou uma coluna densa de fumo com centenas de metros de altura, visível da ilha Norte da Nova Zelândia. 

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, refere que havia cerca de 100 pessoas na ilha quando entrou em erupção. Segundo o jornal local New Zealand Herald, o governo tinha instalado em 2016 um abrigo na ilha vulcânica para o caso de haver uma erupção inesperada como a desta segunda-feira, mas não se sabe ainda se foi utilizada.

“Sabemos que havia um número de turistas na ilha na altura da erupção, tanto neozelandeses como turistas estrangeiros”, explicou a primeira-ministra. “Posso assegurar-vos que a polícia está a fazer tudo o que pode”, acrescentou. A polícia neozelandesa – que está agora a ser auxiliada pelas forças militares – refere que está a ter dificuldades em aceder à ilha por causa das condições inóspitas causadas pela erupção.

A ilha Branca fica a cerca de 50 quilómetros da costa Este da ilha Norte da Nova Zelândia e é propriedade privada. Apesar de ter um vulcão activo, há turistas a visitar a ilha com frequência, havendo visitas à cratera do vulcão. O turista norte-americano Michael Schade estava num barco a sair da ilha quando o vulcão entrou em erupção e contou à BBC que esteve “literalmente na beira da cratera principal” 30 minutos antes. 

“Ainda parecia seguro, mas estavam a tentar limitar o tamanho dos grupos”, contou à BBC. “Tínhamos acabado de entrar no barco quando alguém apontou e vimos. Fiquei chocado. O barco voltou para trás e pegámos mais algumas pessoas que estavam à espera na doca”.

Também o turista brasileiro Allessandro Kauffmann contou no Instagram que houve duas visitas guiadas na segunda-feira: a dele foi a primeira, mas o segundo grupo não conseguiu sair a tempo. “Houve pessoas que saíram com o corpo queimado”. 

A última erupção mortal deste vulcão aconteceu em 1914, quando morreram 12 mineiros. Houve outra erupção de curta duração em Abril de 2016, sem vítimas a registar. Segundo o instituto neozelandês de geociência GNS Science, não se prevê que haja agora um agravamento do estado do vulcão.

A erupção foi súbita e inesperada, mas não é incomum na ilha. “Erupções súbitas e inesperadas de vulcões como o da ilha Branca devem ser esperadas a qualquer altura”, explicou o vulcanologista Shane Cronin, da Universidade de Auckland. Cerca de 70% do vulcão Whakaari – o seu nome na língua do povo maori – está debaixo de água, o que faz com que seja uma das maiores estruturas vulcânicas da Nova Zelândia. A ilha Branca tornou-se uma propriedade privada em 1953 e há visitas diárias que levam mais de 10 mil turistas por ano à ilha.

Let's block ads! (Why?)



2019-12-09 07:46:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMibWh0dHBzOi8vd3d3LnB1YmxpY28ucHQvMjAxOS8xMi8wOS9tdW5kby9ub3RpY2lhL2VydXBjYW8tdnVsY2FvLW5vdmEtemVsYW5kaWEtZmF6LW1vcnRvLXZhcmlvcy1mZXJpZG9zLTE4OTY2NjDSAQA?oc=5

Leia o próximo >>>>


No comments:

Post a Comment