Com esta abstenção dos 19 deputados do BE, a proposta do Governo do OE2020 tem já a sua viabilização, na generalidade, garantida.
Catarina Martins acusou o Governo de ter dado “sinais tardios para a sua abertura negocial”.
Numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, e poucas horas antes do arranque do debate na generalidade, Catarina Martins deu conta da decisão tomada quarta-feira à noite pela Comissão Política do partido, que se reuniu após um encontro de quase cinco horas entre dirigentes bloquistas e o primeiro-ministro, António Costa.
“Tendo em conta as questões que estão garantidas, a Comissão Política decidiu abster-se na votação da generalidade do Orçamento. Na especialidade, o Bloco de Esquerda não abdica, no entanto, de apresentar as suas propostas para as mais diversas áreas e que não foram objeto nesta discussão”, anunciou Catarina Martins.
Para o Bloco de Esquerda, estavam várias questões em cima da mesa, para se abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2020, entre as quais um pacote adicional para o Serviço Nacional de Saúde, de 180 milhões de euros.
Entre as medidas está o fim das taxas moderadoras nos cuidados primários, mais meios complementares de diagnóstico, a dedicação plena dos médicos ao SNS, e uma maior atenção às questões da saúde mental.
Outras das exigências do BE passavam pela recuperação de rendimentos das pensões mais baixas, a redução do valor das propinas e o alargamento do complemento solidário para idosos.
Catarina Martins afirmou que “ainda existem questões em aberto” que o BE “espera vir a concretizar”. Como a energia, salários e outros apoios.
“O Bloco de Esquerda não abdicará das suas propostas na especialidade. E será também do que ocorrer na especialidade que irá determinar a votação final global do Bloco de Esquerda do Orçamento do Estado”, anunciou.
2020-01-09 11:47:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiXmh0dHBzOi8vd3d3LnJ0cC5wdC9ub3RpY2lhcy9wb2xpdGljYS9ibG9jby1kZS1lc3F1ZXJkYS1hYnN0ZW0tc2UtbmEtdm90YWNhby1kby1vZTIwMjBfbjExOTY4MTfSAQA?oc=5
No comments:
Post a Comment