A maior parte das publicações em causa baseia-se em imagens do ex-ministro da Defesa Nacional com a seguinte legenda: "Interrogatório Azeredo; Ex-ministro diz que por ver 'filmes policiais' lhe pareceu normal a recuperação das armas".
O Polígrafo recebeu vários pedidos de verificação destes conteúdos. Afinal são verdadeiros ou falsos?
As imagens foram captadas a partir de uma notícia de hoje da RTP segundo a qual "Azeredo não estranhou a forma como foram recuperadas as armas".
"Azeredo Lopes disse que não achou estranho a forma como foi feita a recuperação do armamento roubado em Tancos e a existência de um informador. No interrogatório, a que a RTP teve acesso, afirmou que depois de ver filmes policiais achou que esta era a forma habitual das autoridades", informou a RTP.
Esta não é a primeira referência cinematográfica de Azeredo Lopes no âmbito do "caso de Tancos". No dia 10 de setembro de 2017, ainda nas funções de ministro da Defesa Nacional, em entrevista à TSF, afirmou que "no limite, pode não ter havido furto nenhum. Porquê? Porque como não temos prova visual, não temos prova testemunhal, como não temos confissão, por absurdo, podemos admitir que o material já não existisse e que tivesse sido anunciado. Está a perceber o que eu quero dizer? Sem querer estar a fazer humor com isso, um civil que queira utilizar um sistema obsoleto arrisca-se a que lhe expluda nas mãos. Parece que estamos a falar de filmes do Rambo".
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
2020-02-07 13:53:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMigAFodHRwczovL3BvbGlncmFmby5zYXBvLnB0L2ZhY3QtY2hlY2svYXplcmVkby1sb3Blcy1kaXNzZS1xdWUtcG9yLXZlci1maWxtZXMtcG9saWNpYWlzLWxoZS1wYXJlY2V1LW5vcm1hbC1hLXJlY3VwZXJhY2FvLWRhcy1hcm1hc9IBAA?oc=5
No comments:
Post a Comment