Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter atingiu esta sexta-feira a ilha indonésia da Sumatra, confirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O terramoto espoletou no mar, a a 227 quilómetros de Teluk Betung e a 59 quilómetros de profundidade. A energia que libertou corresponde à libertada por quase 15 bombas atómicas, contabilizou a página Volcano Discovery. Ainda não há informações sobre vítimas ou estragos materiais, mas sabe-se que o alerta de tsunami emitido durante a manhã foi levantado.
A Indonésia costuma ser fustigada por terramotos de elevadas magnitudes por estar em cima do chamado Anel de Fogo, uma zona do planeta de grande interação entre placas tectónicas — as peças que compõem a superfície da Terra. Umas chocam entre si, outras roçam umas nas outras e ainda há as que se afastam. Quando esses movimentos acontecem, as rochas da superfície terrestre acumulam energia até atingirem o limite elástico dos materiais. Se o ultrapassam, a energia é libertada. E acontece o sismo.
Os tsunamis acontecem na sequência dos sismos. Quando uma placa tectónica se movimenta inesperadamente, a água por cima dela é deslocada e pode transformar-se em autênticas paredes de água que viajam pelo mar fora. Como a atividade tectónica, e por consequência a atividade sísmica, é maior no Oceano Pacífico, estima-se que 80% de todos os tsunamis registados no planeta aconteçam no Anel Fogo, a região onde a Indonésia fica.
Christabelle Adeline, que está em Jacarta, contou o que sintou ao Channel News Asia: “Eu estava no 18º andar quando o prédio abanou. Foi bastante grande e durou cerca de um minuto. Felizmente o escritório estava em grande parte silencioso porque toda a gente tinha ido para casa. Mas para nós, que trabalhamos até tarde, foi horrível. Nos escondemo-nos debaixo das mesas e quando o terramoto parou, o prédio soou o alarme e disseram-nos para sair”.
O sismo começou no estreito que separa as ilhas indonésias de Java e Sumatra, as mais populosas do arquipélago. O serviço sismológico indonésio espera ondas de até três metros de altura em várias áreas das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan, pelo que foi pedido às populações dessas zonas que se desloquem para áreas mais seguras.
Em setembro de 2018, um terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a ilha de Celebes e causou um tsunami que causou mais de 2.000 mortes e 200.000 deslocados nas cidades de Palu e Donggala.
2019-08-02 12:34:52Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiTGh0dHBzOi8vb2JzZXJ2YWRvci5wdC8yMDE5LzA4LzAyL3Npc21vLWRlLW1hZ25pdHVkZS02OC1yZWdpc3RhZG8tbmEtc3VtYXRyYS_SAVBodHRwczovL29ic2VydmFkb3IucHQvMjAxOS8wOC8wMi9zaXNtby1kZS1tYWduaXR1ZGUtNjgtcmVnaXN0YWRvLW5hLXN1bWF0cmEvYW1wLw?oc=5
No comments:
Post a Comment