O avião onde viajava Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital moçambicana às 7h25 locais (mais duas horas que em Lisboa), sendo que hoje o chefe de Estado tem o dia dedicado a um programa privado.
O Presidente da República foi recebido com honras militares pelo ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, José Pacheco.
À chegada, Marcelo destacou "as ligações de fraternidade com Moçambique, que são únicas" e sublinhou que o Presidente português ser o único chefe de Estado dos países membros da União Europeia a assistir à posse de Nyusi.
Nyusi, presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) foi reeleito à primeira volta nas eleições gerais realizadas a 15 de outubro, tendo reunido 73 por cento dos votos. Os partidos da oposiçao, Resistência Nacional Moçambicana (renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), contestaram os resultados oficiais.
Já na quinta-feira, o Presidente desloca-se à cidade da Beira. Está previsto que visite o consulado-geral de Portugal e o Hospital Central da Beira, que foi arrasado pelo ciclone Idai, em março último.
O ciclone Idai fez mais de 600 mortos e destruiu várias infraestruturas da cidade e da própria região centro, prejudicando também a comunidade portuguesa nesta zona, de cerca de 2.500 pessoas.
Na sexta-feira, de regresso a Maputo, Marcelo Rebelo de Sousa tem encontro marcado com a equipa da Cooperação Técnico-Militar.
Nesta semana, a agenda cheia do Presidente vai contar com "encontros com representantes dos partidos políticos moçambicanos com assento parlamentar, com personalidades políticas, do mundo da cultura e representantes das principais comunidades religiosas ".
Na manhã de sábado, o Presidente da República regressa a Portugal num voo comercial.
2020-01-13 11:10:00Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiX2h0dHBzOi8vd3d3LnJ0cC5wdC9ub3RpY2lhcy9tdW5kby9tYXJjZWxvLWNoZWdhLWEtbW9jYW1iaXF1ZS1wYXJhLXZpc2l0YS1kZS1jaW5jby1kaWFzX24xMTk3NjE40gEA?oc=5
No comments:
Post a Comment