Pages

Sunday, January 12, 2020

Paulo Gonçalves morre no Dakar 2020 - Observador

Paulo Gonçalves morre no Dakar 2020 - Observador

*Em atualização

O motociclista Paulo Gonçalves morreu no Dakar 2020, na Arábia Saudita, este domingo. O piloto português de 40 anos morreu na sequência de uma queda refere a organização do Dakar em comunicado.

O acidente ocorreu ao quilómetro 276 da etapa entre Riade e Wadi-al Dawasir, que se estava a realizar este domingo. Ao todo, esta prova tinha 546 quilómetros.

Depois de anos a competir pela marca japonesa Honda, Paulo Gonçalves participava pela primeira vez no Dakar pela indiana Hero.

Segundo conta o El Espanol, o piloto australiano Toby Price (KTM), vencedor da última prova do Dakar, tentou ajudar o português.

A organização da prova foi avisada do acidente às 10h08 (hora local) e, às 10h16, um helicóptero de apoio chegou ao motociclista mas este já estava “inconsciente depois de entrar em paragem cardíaca”. O piloto português ainda foi levado de helicóptero para o Hospital de Layla, em Riade, onde foi declarado o óbito.

Paulo Gonçalves estava a participar na sua 13ª prova do Dakar. Foi o vencedor do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country em 2015. O piloto natural de Esposende participava no Rally Dakar desde 2006 tendo ficado quatro vezes no top 10 da prova. O motociclista começou a carreira a participar em provas de motocross.

Foi em 2015 que o motociclista conseguiu o seu melhor resultado nesta prova quando terminou o Dakar no segundo posto, a 16m53s do vencedor, tempo de atraso causado pelos 17 minutos acumulados nas três penalizações que lhe foram impostas durante a corrida. Na altura, tinha 35 anos.

Em 2016, falava da vontade e ambição de conseguir ganhar a prova: “Vejo pilotos que ganham um Dakar com 40 e 50 anos, com performances incríveis. Se olhar para as idades dos pilotos de motas que estão em competição, tenho pelo menos mais 10 anos de Dakar pela frente. Continuo a acreditar que é possível, cada vez mais, e Portugal nunca esteve tão perto de o conseguir. É a minha grande motivação”.

No mesmo ano, o piloto contava também sobre esta prova: “Bem, não me considero o senhor azar, porque tive a possibilidade de regressar sem problemas de maior. É um Dakar que teve partes muito positivas e uma parte menos boa, que foi o facto de não ter conseguido alcançar o resultado final ao qual me propunha. Ou pelo menos um que me satisfizesse. Fiz uma corrida de altos e baixos”.

A última vez que alguém morreu durante a prova do Rally Dakar foi em 2015, quando o motociclista polaco Michal Hernik morreu por desidratação.

O Dakar 2020 começou a 5 de janeiro e terminará a 17 deste mesmo mês. Com um percurso de quase oito mil quilómetro, começou em Jidá e vai terminar em Al-Qiddiya.

A reações à morte de Paulo Gonçalves não tardaram a surgir. No Instagram, Miguel Oliveira, motociclista português que participa em provas mundiais como o Moto GP lembrou o piloto do Dakar. “Paulo, deixaste uma marca profunda na vida de quem teve o privilégio de se cruzar contigo. A tua coragem e valentia são exemplo para todos nós. DEP [Descansa em paz]”, escreveu Miguel Oliveira

A partilha de Miguel Oliveira no Instagram

O automobilista português António Félix da Costa também utilizou a mesma rede social para prestar homenagem ao piloto. “Um dos maiores guerreiros do nosso desporto. Deixou nos a fazer o que mais gostava. És um tigre Paulo. Descansa em Paz!”, escreveu.

À SIC Notícias, o motociclista Bernardo Vilar, prestou as condolências à família e a todos os motards. Era “uma pessoa super gentil, era uma referência”. O piloto salientou ainda que Paulo Gonçalves “teve uma carreira excelente”. “Começou como piloto privado com a suas dificuldade”. Por fim, salientou: “Perdemos um grande piloto (…) perdi um grande amigo”.

Let's block ads! (Why?)



2020-01-12 09:36:44Z
https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiRWh0dHBzOi8vb2JzZXJ2YWRvci5wdC8yMDIwLzAxLzEyL3BhdWxvLWdvbmNhbHZlcy1tb3JyZS1uby1kYWthci0yMDIwL9IBSWh0dHBzOi8vb2JzZXJ2YWRvci5wdC8yMDIwLzAxLzEyL3BhdWxvLWdvbmNhbHZlcy1tb3JyZS1uby1kYWthci0yMDIwL2FtcC8?oc=5

Leia o próximo >>>>


No comments:

Post a Comment